sexta-feira, 5 de junho de 2015

Vocatus atque non vocatus, Deus aderit

"Evocado ou não, Deus está presente" - A citação é atribuída a Desiderius Erasmus Roterodamus (Erasmo de Roterdã), teólogo e humanista holandês. A frase nos conscientiza de uma das maiores atribuições do Altíssimo, a Onipresença. Através dela podemos encontrar um Deus sempre disponível a atender nosso chamado, assim como um pai amoroso, sempre presente, independente se lhe procuramos ou não. A presença de Deus Altíssimo é algo sabido pela maioria dos adeptos de várias religiões espalhadas pelo mundo, porém esta Onipresença precisa ser sentida. E não me refiro aos cinco sentidos materiais, mas sim aos sentidos espirituais. A sensação de sentir Deus tão próximo é a certeza de que tudo ocorrerá sempre bem, que as escolhas que fazemos são corretas e que o eu já não importa tanto, pois fazemos parte de algo maior. A presença de Deus também pode ser vista, pois o Deus Invisível é tudo o que existe. Inclusive nós mesmos somos resultados da emanação do Deus Pleno (Plenitude, Pleorama). Vamos dar uma olhada nas palavras de Cristo, em João 14.7-11:

Disse Jesus:
-- Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto.
Disse Filipe:
-- Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Jesus respondeu: 
-- Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim ou, pelo menos, creiam por causa das mesmas obras.


Intercalando esta passagem com a próxima (João 14.12): "Em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas." - Cristo nos mostra a possibilidade de sermos tão integrados ao Pai tanto quanto ele, porque já somos em essência espiritual e nos afastamos Dele e devemos, portanto, voltar para Ele. Esta é grande ideia e missão de Cristo encarnado, fazer com que sentíssemos a presença do Deus Altíssimo. Não por acaso, segundo o Celeste Gabriel, o Cristo seria chamado de "Deus conosco". Por isso, irmão, tenhamos certeza que, chamando ou não o Seu Nome, Deus é Pleno e estará sempre presente, em nossas vidas, ao nosso lado,  em nossos corações. Basta termos um pouco de Fé, Amor e Paz de Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário